Veja porque polêmica nas redes sociais pode ser ruim para sua empresa

A pergunta sempre se repete; Polêmicas podem ser boas para o marketing da minha empresa? A resposta é 90% das vezes não.

Em raros casos que você possa usar apenas como Click Bit, isso pode gerar mais prejuízos do que lucro para você e seu negócio.

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Se você usa as redes sociais para promover seu negócio, provavelmente gasta bastante tempo pensando e planejando suas postagens.

Mas o que não postar, pode ser tão importante quanto o conteúdo que vai para o ar. Alguns tópicos devem ser sempre evitados para você não perder seguidores, ou pior, clientes e patrocinadores.

Tópicos sensíveis ou tabus que realmente não se relacionam com seu público-alvo podem realmente prejudicar sua campanha de marketing. Veja algumas dicas para você não escorregar na hora de divulgar seu negócio.

Dicas para evitar polêmicas nas redes sociais

– Nunca use suas redes para reclamar de algum cliente, ou de um grupo em geral. Lembre-se, este é um canal para se conectar com seus clientes, lavar roupa suja no seu perfil pode afastar vários deles. Mesmo que você tenha razão, seja engraçado, ou a reclamação pertinente. Caso precise informar seus clientes, faça uma declaração ou carta aberta.

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– Evite sempre religião e política. Você não tem absolutamente nenhuma necessidade de falar sobre essas coisas. Todo mundo tem fortes crenças sobre esses dois tópicos, e na maioria das vezes, suas crenças são muito importantes para eles. Esse cuidado deve ser tomado também em seus perfis pessoais caso esteja a frente de uma empresa.

– Nunca apague os comentários, a não ser que sejam criminosos ou extremamente ofensivos com palavras de baixo calão. Sempre responda às críticas e reclamações dos seus clientes. Tente levar a conversa para o privado o quanto antes.

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– Cuidado ao repassar ou reproduzir memes e imagens que estão na moda. Além de que não será novidade para a maioria dos seus seguidores, podem haver significados ocultos na piada.

– Usar humor é saudável e pode alcançar muitas pessoas. Mas existe uma rega básica. Sempre bata para cima. Ao fazer piadas, a regra padrão é escolher alguém (ou algo) maior e mais poderoso que você.

– Nunca ataque seus concorrentes ou faça uma reclamação de algum fornecedor ou colaborador nas redes sociais. O teor deve ser sempre positivo.

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– Seus perfis de mídia social, como seu site, são suas vitrines virtuais. Cometer um erro no seu conteúdo – seja um erro de digitação simples ou de gramática – pode virar piada e custar caro para sua marca. Ao escrever suas legendas, revise antes de publicar. Se puder, chame alguns colegas para reler o texto.

 

 

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