Realidade Virtual: veja a evolução desta tecnologia em 2020

A realidade virtual não é uma tecnologia nova, seu sucesso foi previsto diversas vezes, mas encontrou e ainda encontra resistência por alguns usuários e empresas desenvolvedoras de conteúdo.

Por mais que tenha dado um salto de qualidade, ainda não pé o que esperávamos. Este tema foi massivamente explorado em filmes, quadrinhos e séries de ficção científica.

Talvez ainda demore para temos uma experiência totalmente imersiva, com simulações sensoriais como cheio, dor, e até superpoderes. Mas a tecnologia tem evoluído consideravelmente na última década.

Realidade Virtual não é só para Gamers

realidade-virtual-em-2020-games

A RV deixou de ser objeto de desejo apenas de gamers. Agora; artistas, atletas, profissionais do truísmo, produtores de eventos e atores são o novo público alvo dessa tecnologia.

A evolução da RV tornou as experiências mais responsivas, o usuário não se sente apenas um expectador, enquanto o mundo gira em sua volta.

Kits continuam caros, mas mais responsivos

Os kits ainda são caros para todas as plataformas, mas começam a entregar um melhor custo benefício que antes. Você não precisa mais de uma câmera, sendo que o headset já vem completo. Marcas menores e alternativas também estão fabricando este produto, o que pode causar uma baixa de preço em pouco tempo.

A presença de mais de 60 expositores na IAAPA Expo (grande feira de entretenimento no mundo) mostra que o mercado está crescendo em todos os ramos de eventos e entretenimento. Expositores mostravam como é mais fácil vender pacotes de viagem, games, e até tutoriais com professores em tamanho real.

Em tempos de pandemia, muitos estúdios estão apostando nas viagens virtuais e outros tipos de produtos com conteúdo diverso.

realidade-virtual-em-2020--headsets-melhores

Parques de Realidade Virtual

Parques de realidade virtual, assim como áreas com esta tecnologia em Shopping Centers se espalham pelo mundo. No final de 2019, já eram contados mais de 13 mil estabelecimentos como esses pelo mundo.

Começou na China, empreendedores estão reunindo diversas atrações de realidade virtual sob o mesmo teto e abrindo parques inteiros com esse tema.

Um exemplo é o VR Park em Dubai, o Two Bit Circus em Los Angeles e o VR World NYC em Nova York. Também existe o ARena Space em Moscou e o Teleporte em Minsk.

Criadores

realidade-virtual-em-2020-futuro

Para desenvolvedores, o mercado de RV apresenta uma plataforma quase sem limites de criação. Sua criatividade pode gerar as experiências mais incríveis para usuários.

Existem poucos estúdios e engenheiros que estão focados exclusivamente nessa tecnologia. Assim como aconteceu com outras mídias, os melhores títulos demoram para aparecer. Os desenvolvedores ainda não conhecem a capacidade total da RV, mas a previsão é que imersa em todas as mídias e artes.

Embora RV e AR sejam discutidos há anos, a próxima década verá uma explosão em qualidade, inovação e receita no espaço.

 

× Quer receber atendimento exclusivo?