O papel do E-BOOK na retomada do mercado de livros
O Ebook Seria a única solução para a retração do mercado e livros durante a pandemia? A resposta pelas nossas pesquisas seria não. Os ebook tem crescido e vão crescer exponencialmente coma crise? A resposta é sim.
Toda nova mídia, quando anunciada, prometeu acabar com os livros. O rádio, a tv, a internet e por final o tablet. Nenhuma das previsões se concretizou, o livro continua aí, mas agora esse mercado enfrenta a pandemia.
Os ebook tem aumentado sua venda, e são a saída para grandes empresas com a Amazon, que ainda continuam entregando durante a pandemia na maior parte dos países.
Pequenas Livrarias
O problema é que o mesmo não acontece com as pequenas livrarias, e até as grandes redes que não tem um fluxo grande no mercado on line. Além de não disporem de uma biblioteca de e-books precisam que a economia esteja ativa e a cidade segura, para que seus locais possam encher de clientes.
A migração ainda é lenta, e a melhor chance de sucesso seria criar um comércio on line, atraindo seus clientes físicos para um site.
Domínio da Amazon
A organização Bookshop.org criou uma plataforma para ajudar donos de livrarias e editores independentes. Andy Hunter, o fundador, criou uma rede de distribuição e plataforma de venda que ajuda todas as frentes da indústria.
Desde o autor que quer publicar um livro, o dono de livraria que tem agora uma plataforma on line, e as editoras independentes que não ficam mais escravas da Amazon ou outras grandes lojas.
Algum governo, como o inglês, baixou impostos para vendas on line de qualquer mídia ou produto cultural. A baixa de preço já reflete em algumas livrarias.
Resistência ao e-book
Os Ebooks ainda sofrem grande resistência entre os leitores, principalmente os mais velhos. Cansaço da vista, necessidade de uma bateria, e a dificuldade de carregar um tablet que é bem mais frágil que um livro. Os títulos antigos em português também são ainda limitados nessa categoria.
Mas este mercado vem crescendo ano a ano, e a previsão já era boa antes da pandemia. Os títulos mais procurados são os que tem alguma informação profissional.
A facilidade de levar toda sua biblioteca com você é muito tentadora. Outra vantagem são os livros para trabalho ou pesquisa. Você pode voltar a páginas com mais facilidade, fazer anotações no próprio parágrafo, e até fazer um resumo paralelo.
O futuro
A facilidade de migração de um livro físico para um ebook, vai fazer esse mercado crescer. Principalmente com os tablets mais leves e seguros contra quedas e respingos de água. As ações da Kindle vêm subindo, contrariando a onda do mercado.
Títulos já estão sendo criados especialmente para a categoria, com vídeos e animação, que facilitam a leitura, e atraem o público mais jovem.
Redigir a versão online de um livro, se tronou ainda mais necessário, o que não tira as qualidades, e nem decreta um novo fim para a versão física de uma das mídias mais antigas do homem.
Comentários