E-SPORTS: conheça mais sobre a categoria esportiva que mais cresce atualmente

Você já deve ter dado risada de quem joga vídeo game profissionalmente, ou afirmado que E-Sports não são esportes. Mas o mercado e os fãs de game tem uma percepção bem diferente da categoria.

E-SPORTS-2020-MELHORES--SALÁRIOS

O mundo do E-Sports é um fenômeno internacional que cresce em todos os continentes. Em 2020, são milhões de fãs que assistem os jogos com afinco e bilhões de dólares em disputa pelos jogadores.

Os serviços de streaming e eventos ao vivo, que cresceram na última década, transformaram nerds em verdadeiras celebridades. Os garotos que mal podiam pagar seus cartuchos no começo dos anos 2000, agora ganham mais que muitos jogadores profissionais de futebol.

Afinal, o que é E-Sports?

O termo E-Sports pode ser usado para descrever basicamente todos o0 mundo de competição profissional ou amadora de vídeo games, que é feita de forma organizada entre usuários, ou alguma liga.

Muitos destes jogos necessitam mais de um jogador no mesmo time, o que formou equipes que tem torcedores tão fanáticos quanto os de futebol. Ou qualquer outro esporte.

E-SPORTS-2020-MELHORES-EVENTOS

Serviços de streaming como o Twitch permitem que os fãs assistam seus jogadores favoritos treinando em casa, em tempo real. Isso cria uma legião de fãs que acaba torcendo na hora das grandes competições.

Games Favoritos dos Streamers

O E-Sport produziu seus primeiros milionários com jogos de estratégia como DOTA e League of Legends. Esse gênero continua popular e ainda abocanha a maior parte da premiação no mercado. Só em 2020, houveram mais 44 milhões de horas de streaming de DOTA 2 na internet segundo a Gamesight.

E-SPORTS-2020-MELHORES-JOGOS-YWITCH

A modalidade que ganhou força nos últimos anos foi a “Battle Royale”, aonde diversos jogadores lutam entre si em um mundo aberto, até sobrar um único vencedor. Títulos desse estilo, como Fortnite, podem ser jogados em aparelhos móveis, o que aumentou a popularidade do estilo.

Os títulos de tiro de primeira pessoa e esportes tradicionais como Call of Duty e Madden 20 acabaram perdendo espaço na nova geração.

Audiência e Premiação

Mais de 450 milhões de pessoas assistiram a algum evento de E-Sports em 2019 segundo a Newzoo, uma empresa de análise de dados. Destes 450 milhões, a metade são fãs assíduos que assistem aos eventos ou transmissões com bastante frequência.

A maioria dos fãs estão localizados na Ásia e na América do Norte, mas a América Latina e a Europa têm começado a se destacar nos últimos anos.

E-SPORTS-2020-MELHORES-JOGADORES

Segundo pesquisa da Newzoo, a receita de E-sports chegou a US $ 906 milhões em todo o mundo em 2018. Em 2019, esse número ultrapassou US $ 1 bilhão.

O mercado não é lucrativo apenas para as estrelas que seguram os controles. Além dos jogadores, lojista, fabricantes de equipamentos, organizadores de campeonatos e produtores também abocanham uma grande fatia do mercado.

 

× Quer receber atendimento exclusivo?