Escolha uma Página

A banda Greatful Dead, durante seus 30 anos, teve uma contribuição enorme para o rock. Pode não ter ficado na história como seus contemporâneos Led Zeppelin, The Who ou Rolling Stones. Mas o Greatful Dead tem sua história única e pitoresca em todos os sentidos.

Greatful Dead fazia uma salada musical com técnica e bom gosto

A começar pela música em si. Uma mistura maluca de rock, folk, country, jazz, bluegrass, blues, gospel, e rock psicodélico; que nunca foi imitada. A banda era conhecida pelos instrumentais infinitos em suas apresentações ao vivo, que levavam os espectadores ao êxtase.

deadheads-band

Um dos fatos que separam essa banda de todas as outras do gênero, é a existência dos Deadheads. Os Deadheads eram fãs que seguiam os músicos por onde iam, sempre, por décadas e décadas a fio.

Deadheads começaram a seguir a banda nos anos 70

Cinco anos após a banda ter sido formada, vários fãs começaram a seguir os músicos em todos os shows e festivais que eles se apresentavam. O número foi crescendo ao ponto que virou uma comunidade, com seus próprios dialetos e gírias.

deadheads-greatful-dead

Este grupo ficou conhecido em todo país, e é objeto de estudo para quem quer conhecer melhor a contracultura até hoje.

Deadheads vendiam burritos para sobreviver

Os Deadheads conseguiam curtir todos os shows vendendo camisetas tie-dye e burritos vegetarianos.

Nos anos 80, o número de seguidores triplicou. A banda inclusive destinou parte da plateia para os Deadheads, aonde eles podiam até filmar o evento. As imagens circulam em sites de torrentes até hoje.

deadheads-greatful-dead-seguidores

Os seguidores influenciavam diretamente a banda, que criava shows diferentes em cada apresentação. Não era incomum o Greatful Dead fazer dois shows seguidos no mesmo local, isso fazia o número de Deadheads crescer ainda mais.

Seguidores persistiram até o fim da banda

deadheads-camp

Décadas se passavam, e ainda existiam Deadheads, que os seguiram até o final da banda em 1995, depois da morte de Jerry Garcia. Nos últimos anos do Greatful Dead, seus seguidores eram jovens, e não tinha sequer nascido quando o primeiro disco da banda foi lançado.

× Quer receber atendimento exclusivo?