Como montar sua Live Musical na Quarentena

A quarentena exigida na maioria dos países pela pandemia global causou estragos em muitas indústrias. Mas talvez, os shows musicais ao vivo, além das artes cênicas como peças e atos de stand up, foram os mercados mais atingidos.

A crise efetivamente interrompeu as apresentações em todo o mundo, mas músicos e outros artistas estão fazendo diversos shows via streaming.

como-fazer-uma-live-musical-facebook

Não importa se você um artista conhecido, ou no início da carreira, é uma boa hora para mostrar seu trabalho. Vamos dar algumas dicas de como fazer estas transmissões.

Dicas para suas lives Musicais

– Primeiro de tudo, você precisa de uma boa conexão na internet. O streaming exige uma saída grande de dados, e caso sua internet seja lenta, seus espectadores vão ficar frustrados com cortes e interrupções.

– O segundo passo é a escolha da plataforma. O YouTube é uma ótima escolha, mas se você tiver poucos seguidores no seu canal, pode ser um verdadeiro desastre. Então escolha uma de suas redes sociais aonde você tem melhor interação com seu público.

– Para quem quiser uma hospedagem mais profissional de uma transmissão ao vivo, existem empresas que podem ajudar, como o Side Door Access. Essa ferramenta, assim como outras, é paga, mas está com descontos durante a pandemia.

como-fazer-uma-live-musical-youtube

– A transmissão ao vivo com vários artistas em lugares diferentes pode ser complicada, principalmente porque pode haver um pequeno intervalo de tempo. Quem é músico, sabe, que um minúsculo delay pode acabar com o ritmo da banda.

– Um streaming usando vários músicos pode ser feito, desde que todos os músicos toquem com uma faixa de clique que garanta exatamente o mesmo ritmo em todas as gravações. Depende da capacidade dos músicos de desempenhar suas partes isoladamente. Isso dificilmente consegue ser feito ao vivo se você não tiver equipamentos profissionais de gravação e transmissão.

– O aplicativo Zoom pode permitir que músicos toquem juntos por meio da função de conferência. Seu grupo pode incluir apenas músicos ou você pode torná-lo público. Se o grupo for tornado público, o público poderá ouvir.

como-fazer-uma-live-musical-camera

– Existem mais opções para músicos. Muitos estão migrando para o Twitch. Um aplicativo conhecido mais por streaming de videogame, mas também é gratuito e está disponível para músicos para apresentações ao vivo. Você pode fazer dinheiro com gorjetas no app ou nas assinaturas do seu canal do Twitch. Aplicativos semelhantes são o YouNow, Mixer e Periscope.

– Existem alguns avisos importantes para quem quer fazer uma transmissão ao vivo. A primeira é a qualidade do áudio. Faça sempre um teste para verificar se a qualidade do som é suficiente para um desempenho razoável de sua apresentação.

 

 

× Quer receber atendimento exclusivo?