Escolha uma Página

Hilly Kristal não imaginou que o pequeno club que ele estava abrindo em Manhattan seria o celeiro de um dos gêneros mais populares da música moderna.

O filho de imigrantes russos nasceu em Nova Iorque, estudou música na Filadélfia e foi até soldado da marinha americana.

Hilly Kristal, o fundador do CBGB

CBGB-club-punk-rock-Hilly-Kristal

Hilly acabou voltando para a Big Apple e estava trabalhando como cantor. Sua falta de talento, aliado com seu conhecimento da indústria, o fizeram trocar os palcos pela direção de casas noturnas.

Começou em um club de jazz no Greenwich Village, aonde produziu shows de lendas como Miles Davis.

CBGB-club-punk-rock-new-york

Antes de criar o CBGB, Hilly foi o fundador do festival Rheingold Central Park Music Festival. O evento que durou até 1976 no Central Park recebeu artistas como: Miles Davis, the Who, Chuck Berry, Bob Marley, B.B. King, Led Zeppelin, the Beach Boys, Frank Zappa, Ray Charles, Patti LaBelle, Ike & Tina Turner, Fleetwood Mac, the Allman Brothers, Slade, Kris Kristofferson, Curtis Mayfield, Bruce Springsteen, Aerosmith e o The Doors.

CBGB foi fundado em 1973

O CBGB, antes de ser assumido por Hilly, era um bar de motociclistas e pessoas da vizinhança.

A sigla, Country, Bluegrass, and Blues and Other Music For Uplifting Gormandizers, acabou traduzindo o público no início do bar. A maioria dos frequentadores iam no lugar ouvir o bom Blues.

CBGB-club-punk-rock-adress

Mas com a popularidade do Punk Rock em outros Clubs da cidade, fez Hilly mudar o foco. O CBGB era oficialmente o club mais punk da cidade.

Apresentações no começo da carreira fizeram de bandas locais conhecidas mundialmente. A lista é longa: Television, Richard Hell, Johnny Thunders & The Heartbreakers, The Ramones, Blondie, Elvis Costello, The Dead Boys e The Misfits.

Depois da fama, muitas bandas já reconhecidas queriam se apresentar lá. Havia muita reclamação, pois as instalações e a acústica sempre deixavam a desejar. Mas o fator histórico acabava falando mais alto.

Bandas brasileiras já se apresentaram no CBGB

Bandas inglesas de punk como The Damned e Sex Pistols também se apresentaram no CBGB. A casa também abrigou artistas brasileiros, os sortudos que fizeram história em Noiva Iorque foram: Chico Science & Nação Zumbi, Planet Hemp, Supla e Ratos de Porão.

CBGB-club-punk-rock-live-concert

O Club acabou fechando em 2006, depois de 27 anos de atividade. Seu fundador acabou falecendo um ano depois, vítima de um câncer no pulmão.

× Quer receber atendimento exclusivo?