O compositor Maurice Ravel mal sabia que sua peça de um só movimento para Ballet percorreria todos continentes, e seria a música da França mais tocada na história.

Maurice Ravel 1875 – 1937

Ravel, por hora, esnobava a música. Estava longe de ser uma de suas maiores criações, segundo o próprio compositor.

bolero-de-ravel-Maurice-Ravel

Realmente, Ravel está longe de ser um músico de um só sucesso. Sua obra é vasta e complexa. Maurice foi um dos artistas mais criativos do impressionismo, pianista de mão cheia, ele sempre elevou o nível técnico dos instrumentos com sutileza.

Bolero de Ravel foi composta para uma bailarina russa

Ida Rubinstein precisa de uma música para seu ato de dança, não titubeou em chamar Ravel. A peça estreou em 1928, e viria mudar o conceito de dança.

Ravel já havia criado peças longas para ballet anteriormente, mas no Bolero ele realmente queria mudar o a forma de se dançar.

bolero-de-ravel-Ida-Rubinstein

No início, Ida queria que a música fosse um orquestramento de uma obra já existente. Mas por problemas de direitos autorias, que diziam que a obra não poderia ser alterada, Ravel resolveu criar uma música totalmente nova.

Os primeiros acordes surgiram no piano, em suas férias no litoral francês. Com apenas um dedo, ele mostrava a melodia pegajosa para um amigo, dizendo eu aquilo ainda poderia ir para frente.

Primeira Apresentação do Bolero de Ravel

Em 1928, a obra estreava na tradicional Ópera de Paris. Foi sucesso imediato de público, apesar de ter desagradado alguns puristas da música e do ballet.

O próprio RAvel estava presente, tanto na estreia, quanto na primeira gravação em 1930. Aonde ele deixou os arranjos mais complexos para toda a orquestra.

No mesmo ano, Bolero de Ravel era apresentado pela primeira vez na filarmônica de Nova Iorque, sob o comando do maestro Arturo Toscanini.

Toscanini foi o embaixador da música por muitos anos, levou a diversos cantos, até se eternizar na cultura popular.

Foi tema de diversos livros e casamentos, e dificilmente, alguém não reconheça o tambor ou as melodias, quando o Bolero começa a tocar.

bolero-de-ravel-partitura

Esta foi uma das últimas criações do francês, que acabou falecendo devido a complicações na cabeça de um acidente de taxi. As mesmas que o impediram de produzir no final de sua vida. Após o Bolero, Ravel compôs apenas uma música, e dois concertos para piano.

× Quer receber atendimento exclusivo?