A história do streaming: veja como foi o começo de plataformas como a Netflix

A maneira que consumimos cultura vem mudando há quase 100 anos. Cada vez usamos mais nossos aparatos eletrônicos, como tablets e smartphones, para ler livros, assistir filmes, ver obras de arte e ouvir música.

A tecnologia é apenas um capítulo na história do streaming.

historia-do-streaming-esportes

O que é Streaming

Se entende por streaming serviços baseados na Internet como a Netflix e o Spotify. Mas estes serviços estão cada vez mais completos e globalizados. Você já consegue ter acesso a diversas bibliotecas, canais de tevê, e até estudos científicos e aulas sobre economia por uma pequena taxa mensal.

Breve História do Streaming

Rádio

historia-do-streaming-radio

Por mais que caia em nosso esquecimento, o rádio foi o primeiro meio de streaming. Aonde ao manipular frequências elétricas, foi criada uma forma de transmitir informações entre dois locais sem o uso de fios.

Estas informações eram trocadas entre militares via código Morse. A tecnologia foi evoluindo até uma interface de usuário que seria usada para trazer as notícias do dia, assim como o entretenimento, para milhões de lares, em todo o planeta.

Muzak

Por volta de 1920, um militar de alta patente americano chamado George O. Squier, aperfeiçoou uma maneira de transmitir e distribuir sinais eletronicamente para reproduzir sons. Uma década depois, Squiero militar criou a Muzak. A rádio era muito popular na época, achando que não tinha condições de competir com o formato de mídia, levou sua empresa para outro rumo.

historia-do-streaming-muzak

Como sua transmissão era melhor e mais simples que as das rádios, ele criou um serviço que fornecia música ambiente para bacons, lojas e restaurantes. Mas seu principal foco sempre foi o elevador. Muitas vezes ele pegava músicas conhecidas e as regravava com orquestras e arranjos mais leves. A empresa existe até hoje.

Televisão

A televisão não demorou muito para surgir. Mas sua popularização levou bastante tempo, pelo preço absurdo dos aparelhos, e a falta de emissoras que transmitiam conteúdo.

A popularização da tv só aconteceu depois da segunda guerra mundial, quando as empresas conseguiram ver a oportunidade de negócios nos comerciais, e o preço dos aparelhos baixou consideravelmente.

historia-do-streaming-televisão

Em 1962, 92% de todos os lares dos EUA tinham um aparelho de televisão. Desde meados da década de 1950 até os dias atuais, a televisão passou a ser conhecida como um dos mais importantes avanços tecnológicos e culturais do século XX.

Streaming no século XXI

Atualmente, o streaming é dependente de uma boa conexão com a internet para receber mídias que são atualizadas diariamente nas plataformas.

Essa tecnologia começou nos anos 90 e mas foi popularizada e revolucionada nos últimos anos por plataformas como: YouTube, Netflix, Spotify, Pandora e Deezer.

Esses serviços transmitem programas de tv, eventos esportivos, filmes, músicas e jogos no seu computador, tablet ou smartphone.

historia-do-streaming-spotify

Estes serviços se adaptaram com rapidez a mobilidade da tecnologia moderna, os conteúdos podem ser acessados e aproveitados de praticamente qualquer lugar.

Esse tipo de consumo em movimento também beneficia os anunciantes, pois todas as informações multimídia podem ser compartilhadas e acessadas com um simples toque do dedo do usuário.

 

 

× Quer receber atendimento exclusivo?