A Broadway é uma área localizada no Distrito do Teatro, na Ilha de Manhattan, em Nova Iorque. Para uma peça, ou qualquer outra apresentação, ser considerada Broadway, tem que ser realizada em um dos 40 teatros do local.

broadway-historia

Isso é um grande feito para qualquer espetáculo, o topo da cadeia das artes cênicas nos Estados Unidos.  Assistir um espetáculo na Broadway é um programa turístico tradicional da cidade. E as peças e teatros lucram com isso. A área rende mais um bilhão de dólares por ano para a cidade.

Broadway foi fundada em 1780

A Broadway não foi uma área planejada para entretenimento. Em 1780, os sócios Thomas Kean e Walter Murray, abriram um teatro para 280 pessoas na Rua Nassau. O local exibia peças de Shakespeare e Operas de Baladas inglesas.

Toda atividade teatral foi interrompida durante a Guerra de Independência dos Estados Unidos. Mas em 1798 o Teatro Park foi construído, o local foi um sucesso e abrigava 2000 mil pessoas.

broadway-history

No século 19 os teatros se multiplicaram. O Astor era escolhido pelos mais ricos que não queriam se misturar com o público da baixa Broadway. Shakespeare continuava sendo popular, e o americano Edwin Booth era a estrela do momento.

Os musicais, populares nos dias de hoje, só chegaram no meio do século 19. Pela primeira vez, peças ficavam anos a fio com todos os assentos lotados.

broadway-nova-iorque

O século 20 começou com as Peças de Princesa, que eram musicais que se passavam nos tempos presentes, e mais pareciam novelas. Foi nessa época que os teatros começaram a instalar sinais iluminados gigantes para chamar telespectadores.

Século 20

A Broadway demorou para valorizar a dramaturgia americana. Só em 1920 foram exibidas peças dos mestres Eugene O’Neil, Arthur Miller, Tennessee Williams, Maxwell Anderson e Elmer Rice.

broadway-plays

Hoje em dia os musicais ainda dominam a cena, e o teatro alternativo migrou para outros parques da cidade. O Fantasma da Ópera ainda é a peça mais assistida da história da Broadway, com mais de 12000 apresentações.

 

 

× Quer receber atendimento exclusivo?