A profissão de bartender ganhou notoriedade no Brasil nas últimas décadas. Muitas vezes, o profissional é a principal atração do estabelecimento, e é disputado a tapas por bares e restaurantes.

Não há conhecimento do início exato da profissão, é sabido que é antiga, e remota aos tempos das tabernas.

A posição ganhou importância durante a lei seca americana, o barman além de servir as bebidas, era também gerente e administrador do local.

Nos últimos anos, alguns brasileiros têm se destacado no cenário mundial da profissão. Usando a criatividade para releituras de drinks tradicionais nacionais e estrangeiros.

Em junho de 2019, foi realizado no Brasil a etapa nacional do World Class Competition, maior competição mundial da profissão.

Vamos conhecer um pouco dos quatro finalistas.

4 Barmen brasileiros para conhecer hoje mesmo

Rafael Welbert – Balaio IMS – São Paulo

melhores-bartenders-do-brasil-rafael-welbert

Rafael é mestre me fazer drinks com a bebida mais famosa do Brasil. Sua criatividade e técnica com a cachaça fazem dele um dos melhores do país.

O capixaba aprendeu as principais técnicas no exterior, e fundiu com sua brasilidade para criar bebidas disputadas pelos frequentadores do Balaio IMS.

Gabriel Bueno – DOM – Curitiba

melhores-bartenders-do-brasil-gabriel-bueno

Curitiba tem se tornado uma cidade com investimentos em bares, e tem revelados ótimos profissionais. Bueno é um deles. O chefe de bar do Dom apostou em variações criativas de drinks brasileiros e escoceses para chegar na final.

Vinícius Kodama (Ponto Gin – Curitiba)

Kodama é outro bartender de Curitiba que chegou na final do concurso. Um verdadeiro alquimista dos drinks, ele comanda um dos bares mais requisitados da cidade.

Sempre apostando na invenção de novas bebidas, Vinícius já foi Top 8 no Beefeater MXLDN antes desta final.

Gabriel Santana – Benzina – São Paulo

melhores-bartenders-do-brasil-gabriel-santana

Santana foi o grande campeão da competição, e ganhou vaga na final na Escócia. Este é o bicampeonato do profissional do Bar Benzina, em São Paulo. O primeiro título veio em 2017.

Formado em hotelaria e gastronomia, Santana exibiu uma técnica precisa e veloz para vencer a final. No seu bar você pode encontrar alguns drinks clássicos, e também suas criações.

× Quer receber atendimento exclusivo?